Como fazer arte com marca-texto? Veja dicas!

arte com marca texto

Se você olhar com atenção, quase tudo no material escolar de uma criança pode ser usado para criar arte, mesmo aqueles produtos que você não imagina imediatamente que serviriam para esse propósito. Um exemplo disso é a possibilidade de fazer arte com marca-texto, algo que normalmente é usado apenas para organizar e destacar anotações em uma página.

A verdade é que, com a criação de cores e modelos de marcadores, é possível fazer muito mais coisas com eles, basta orientar as crianças para que elas explorem a imaginação. Para ajudar a entender melhor, vamos mostrar como fazer arte com marca-texto. Continue a leitura e saiba mais!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Entenda as possibilidades oferecidas pelo marca-texto

Antes de falar sobre arte, é bom pensar no material em si. Os marca-textos são canetas com uma ponta mais ampla e chanfrada. Eles colocam a cor na página sem cobrir outras partes do conteúdo, como o que foi escrito a lápis ou à caneta.

O mesmo se aplica a desenhos feitos com lápis de cor: eles podem ser complementados pelos marcadores sem ocultar o que foi feito com lápis. Vamos conhecer algumas das principais aplicações a seguir.

Powered by Rock Convert

Lettering

A caligrafia é, de muitas maneiras, uma forma de arte. Uma letra bem desenhada também é cheia de detalhes e expressa um pouco de quem a escreve, não só com a geometria usada, mas também com as cores e elementos além da escrita, como desenhos e traços.

Os marca-textos podem ser usados tanto para criar tracejados diferentes (de acordo com o ângulo que você o move) quanto para fazer as letras em si. É só aproveitar a ponta chanfrada para fazer parte das letras com maior espessura e outras partes mais finas, dando um belo efeito à caligrafia.

Decorar art journal

O art journal é uma ferramenta muito útil para incentivar o uso da arte e das cores na infância. Nele, a criança pode guardar os seus desenhos, colagens e outras formas de arte que ela goste diariamente. Porém, além de ser coberto de arte, esse caderno pode ainda ser personalizado para carregar um pouco mais da identidade da criança.

Nesse ponto, os marcadores são muito úteis. A criança pode usá-los para decorar as páginas do diário, criando bordas personalizadas e dando um pouco mais de detalhes ou enfatizando partes importantes do conteúdo.

Pintar desenhos

Desenhos traçados a lápis são bem bonitos por conta própria, mas é possível dar um toque especial usando marca-textos! A tinta de um marca-texto é perfeita para cobrir espaços em branco ou colocar mais detalhes, além de realçar outros traços feitos com materiais diversificados, o que vai estimular a criatividade.

Fazer carimbos

Por fim, a tinta dos marcadores também é usada como um carimbo. É possível pintar um pequeno objeto (como uma rolha) com a tinta do marcador e criar seus próprios carimbos!

É uma técnica bacana para replicar uma figura repetidas vezes, além de ser um exercício divertido. Cada criança pode fazer um carimbo usando colagem ou papel mache e, depois, usá-lo para marcar a página com a tinta do marcador.

Dicas para fazer arte com marca-textos

Depois de entender as possibilidades que esse material propõe, é hora de ver como usá-lo para criar arte. Cada criança vai usar a própria imaginação e a criatividade, mas é sempre uma boa ideia oferecer uma base para que ela trabalhe. Veja algumas dicas que separamos para você.

Use diferentes cores

Como já mencionamos, os marca-textos têm diferentes cores, com direito até a tons pasteis. Para extrair o maior potencial artístico que eles têm a oferecer, você pode estimular a criança misturá-las na mesma pintura. Dessa forma, elas se complementam entre si, criando uma impressão mais detalhada e viva do que a criança quer representar.

Combine com outros suprimentos de arte

Outra forma de fazer arte com marca-textos é complementá-la com outros materiais, como canetinhas hidrográficas, lápis de cor e por aí vai. Como os marcadores de texto oferecem uma forma bem prática de colorir qualquer coisa sem ocultar outros traçados, eles tendem a ser bem úteis para realçar detalhes e complementar o desenho.

Mais uma vez, os únicos limites são os da imaginação da criança. É possível também usar outros materiais para criar sua arte, como barbante, tampinhas de garrafa entre outros.

Explore diferentes tipos de papel

Todas as formas de desenho são excelentes para a criança desenvolver a criatividade. Por isso, explorar os diversos tipos de papel, com gramaturas variadas, tais como cartolinas e afins vai estimular ainda mais a criatividade dos pequenos. Assim é possível criar não apenas desenhos, mas cartões, bonecos. Basta soltar a imaginação. Além disso, quanto maior a gramatura do papel, melhor o resultado quando usado com o marca-texto.

Invista em materiais de boa qualidade

É sempre bom lembrar a importância de escolher materiais de boa qualidade. Isso também se aplica a outros materiais usados, como lápis, papel, canetinhas etc. Tudo isso facilita bastante na hora da criança se expressar por meio das cores.

Agora que você sabe como fazer arte com marca-texto, é hora de trazer essa ideia para a sala de aula. Esse será um momento de estimular a criatividade e utilizar o recurso como mais uma forma de aliar qualidade dos materiais com uma boa prática para seu dia a dia na escola. Quanto mais possibilidades existirem, mais fácil será para as crianças colocarem as ideias no papel e se desenvolverem!

 As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol