Brincadeira com cores: ideias para se divertir com os pequenos

brincadeira com cores

Qualquer aprendizado é muito melhor quando alcançado de uma forma leve e divertida, não é mesmo? E uma brincadeira com cores é a maneira perfeita de ajudar os pequenos a descobrir um mundo novo e cheio de significados.

Descubra agora como as cores são importantes para o desenvolvimento infantil e como tornar essa experiência de aprendizado uma deliciosa atividade em família!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Qual é a importância das cores para o desenvolvimento infantil?

As brincadeiras com cores têm um papel importante no desenvolvimento cognitivo das crianças. Por meio delas, os pequenos assimilam conceitos, ideias e mesmo identidade cultural, já que essas atividades podem ter diferentes significados em cada região. Além disso, facilitam a memorização de conteúdos e formas. Até as emoções podem ser trabalhadas!

cores que estimulam a criatividade e podem ser usadas em projetos que despertem o interesse na criação de obras de arte para crianças, por exemplo.

As tonalidades mais vibrantes são as que mais atraem a atenção das crianças pequenas, mas isso não significa que as variedades de tons não são importantes. Quanto mais sutil a mudança de tonalidade, mais a percepção é estimulada.

Uma caixa de lápis de cor com grande variedade pode ser incrivelmente inspiradora. Provavelmente, você quando criança já ficou com os olhinhos brilhantes diante de uma caixa completinha, não é?

Por que desenvolver brincadeiras com cores?

Uma brincadeira com cores é uma das melhores formas de tornar o aprendizado mais fácil e divertido. Afinal, quem não gosta de se entreter? Veja alguns bons motivos para explorar esse mundo lúdico.

Estimular a coordenação motora

Quando está colorindo, a criança precisa movimentar todas as partes do corpo envolvidas na pega do lápis, como mãos, dedos, pulsos e braços. O uso de blocos coloridos de encaixe também trabalha a coordenação motora e a percepção.

Dessa forma, ela começa a treinar os movimentos finos, o que facilita a manipulação de objetos pequenos, essencial no processo de desenvolvimento da escrita.

Treinar a concentração

Brincadeiras com cores colaboram para o aperfeiçoamento da coordenação dos movimentos dos olhos e são ótimas para desenvolver a capacidade de concentração da criança, pois exigem foco.

Criar noção de espaço

Essa habilidade está relacionada principalmente às atividades de colorir. Com elas, pode-se trabalhar a noção de espaço, a percepção de limites e a combinação de cores.

Estimular a fala

Brincadeiras com cores que envolvem adivinhações ou tarefas de pegar objetos de cores específicas, dizendo seus nomes, estimulam a dicção e a formação do vocabulário. Também podem ser usadas músicas que falam sobre as cores. Que tal um karaokê em família?

Criar conexões

Todo esse aprendizado permite que as crianças percebam que determinadas cores podem representar coisas específicas, como o verde das árvores ou o azul do céu. Essas conexões também podem ser usadas para a percepção de emoções e sentimentos.

Quais são as principais brincadeiras com cores?

brincadeira com cores

Chegamos à melhor parte: a diversão! Agora que você já sabe como as cores são importantes para o desenvolvimento infantil, que tal aprender uma porção de brincadeiras com cores para fazer com a garotada?

Peças de encaixe

Os brinquedos de encaixe coloridos são ótimos para crianças pequenas, de 1 a 2 anos. Além de desenvolver a coordenação motora, você pode ajudá-las repetindo as cores de cada peça. Comece dizendo para colocar a peça de cor vermelha no formato quadrado, por exemplo.

Separação de cores

Atividades que separam objetos por cor, como em uma gincana, podem ser bem divertidas. Coloque caixas ou cestas para cada cor e peça para que a criança os separe. Podem ser brinquedos, blocos de montar e até lápis de cor.

Dá para fazer essa brincadeira com crianças a partir de 1 ano, respeitando as limitações de cada idade, claro. Se ela for maior, você pode aumentar os desafios.

Água colorida

Você só precisa de potes, colheres, água e algum tipo de corante — que pode ser alimentício ou uma tinta atóxica, como o guache. Incentive-a a colocar pequenas quantidades de cada cor nos recipientes e ver o resultado.

É possível fazer a brincadeira com crianças de várias idades, mas sob supervisão. Lembre-se de escolher uma roupa e um lugar apropriados, pois a brincadeira pode fazer uma certa baguncinha, né?

Caça às cores

A brincadeira com cores pode começar com a montagem de um cartão ou uma paleta — como aquelas que os pintores usam. Cole um papel ou pinte com uma canetinha cada uma das cores que devem ser encontradas durante o passatempo.

Agora é só ir para um jardim ou um parque e procurar coisas que correspondam às tonalidades colocadas na paleta. Você pode começar com cores básicas e fáceis de encontrar na natureza, como amarelo, verde, vermelho, rosa e laranja. Depois, pode criar variações dos tons dessas mesmas cores.

Arte abstrata

Separe folhas em branco, cartolinas ou cadernos de desenho. Os materiais para pintura podem ser os mais variados, mas vamos falar de um que é sucesso entre a criançada. Fazer arte com giz de colorir é muito divertido e tem um efeito bem inusitado.

Coloque algumas partes de giz de colorir de tons sortidos sobre o papel e, usando um secador de cabelos, aqueça-as até começarem a derreter. Com a ajuda de um pincel ou um palito grosso, peça para a criança fazer movimentos para misturar as cores. Deixe secar para ver o resultado.

Cores mágicas

Você só precisa de alguns filtros de café — novos —, um pote com água e várias canetas hidrográficas coloridas. Corte o filtro nas laterais com uma tesoura. Assim, você terá duas partes para cada unidade.

Faça um risco grosso em cada uma das partes com cores diferentes. Em uma delas, você pode usar azul; na outra, laranja; na outra, verde, e por aí vai. O risco precisa ficar uns 3 dedos acima da parte inferior do coador.

Agora, coloque a parte de baixo na água — não deixe o risco encostar na água — para que o filtro absorva o líquido. Quando a umidade alcançar a marca, os pigmentos usados na composição da cor se separam, e a mágica acontece!

Todas essas brincadeiras com cores ficam mais marcantes quando feitas em família. Os adultos vão curtir tanto quanto a criançada. Aproveite para criar um clima de suspense e magia, aumentando a diversão!

Que tal descobrir muito mais conteúdos legais, curtindo nosso Instagram? Dá um pulinho lá!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol