Colorir com canetinha: para qual idade é indicado? Entenda aqui

colorir com canetinha

O uso da pintura na educação infantil já é uma prática bem comum, e por bons motivos. Por meio dos desenhos, as crianças expressam seus sentimentos, exercitam a imaginação e aprimoram a linguagem. Porém, como acontece em qualquer atividade, é importante ter bons materiais para dar mais opções de cor e formato ao desenho, como as canetinhas.

Não é raro ver uma criança colorir com elas desde cedo. Esse é o nome dado a canetas que têm uma ponta de feltro, a qual fica embebida na tinta antes de tocar o papel, oferecendo uma aparência bem mais brilhante do que os lápis de cor comum e criando um bom diferencial em seu formato.

A questão é saber para qual idade ela é mais indicada e como é usada para ter o efeito mais positivo em seu desenvolvimento. Quer entender mais sobre o assunto? Então, acompanhe este post até o fim!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Com que idade as crianças podem colorir com canetinha?

Antes de qualquer coisa, é bom se lembrar que há materiais de desenho que não são indicados para crianças muito novas. Seja por apresentarem um perigo direto, como pontas e tinta tóxica, ou por não serem fáceis o bastante de usar.

Felizmente, existem modelos adaptados para várias idades. A partir de 12 meses uma criança já pode segurar a canetinha e usá-la para desenhar sem muita dificuldade, com o principal risco sendo a sujeira nos móveis e na pele. Se estiver em dúvida, verifique a indicação de idade no produto antes de deixar na mão da criança.

Como usar canetinha para colorir de forma criativa?

Uma das vantagens de colorir com canetinha é que ela oferece uma grande variedade de opções para a criança se expressar. Há muitas atividades para colorir disponíveis, as quais incentivam diferentes habilidades cognitivas e motoras. Algumas formas de usá-las para promover a criatividade e o senso artístico nas crianças estão a seguir.

Fazer traços coloridos

Um bom ponto de partida é começar com algo simples. Apenas deixe que as crianças escolham as cores e façam os traços que desejarem. Você pode ser um guia, mostrando diferentes formas ou pedindo desenhos específicos, mas o importante é deixar que elas se familiarizem com o material aos poucos.

Contornar desenhos

Outra atividade bem comum é imprimir várias cópias de um desenho que tenha apenas linhas e pedir que as crianças façam o contorno com as cores que quiserem. É uma boa forma de trabalhar a coordenação motora fina e grossa. E, mesmo que pareça haver menos espaço para a imaginação, tenha a certeza de que todos os desenhos serão bem diferentes.

Preencher e colorir

Por fim, também é possível preencher os desenhos com a canetinha, não apenas o contorno. Isso leva mais tempo e gasta mais tinta, então é melhor para desenhos um pouco menores. Porém, isso ainda permite que as crianças combinem cores e façam detalhes diferentes, como o pelo de um animal em diferentes cores, com ou sem manchas etc.

Quais são os tipos de canetinhas para colorir?

O processo de escolher bons materiais é importante, inclusive na hora de colorir com canetinha. E existem vários tipos que as crianças podem usar em situações diferentes. Veja aqui alguns exemplos.

Marca-texto

Essas canetas são muito usadas em estudos. Elas têm uma ponta mais rígida e larga, com tinta que não se mistura com outras permanentes. Por isso, ela é passada por cima de um texto já escrito sem apagá-lo. Além dessa utilidade, ela vem em várias cores, sendo boa para colorir e desenhar em papel.

Brush Pen

Se a intenção é permitir que a criança pinte e desenhe como se tivesse um pincel na mão, então a brush pen é a melhor alternativa. Elas vêm com uma variedade de cores e a ponta é feita para criar a textura de um pincel sobre a tela.

Hidrográfica colorida

Canetas hidrográficas são as tradicionais, que vêm em grupos entre 6 e 48 cores, às vezes mais. São feitas para deixar um traço limpo e simples no papel e geralmente têm tons mais vibrantes, do tipo que as crianças gostam. São a opção ideal para fazer desenhos individuais.

Como escolher uma boa canetinha?

Mesmo dentro do mesmo tipo, cada canetinha ainda tem variações, as quais devem ser levadas em conta antes de comprá-las. Veja aqui alguns critérios.

Tamanho adequado

Ao colorir com canetinha, é importante que ela seja do tamanho certo para a mão de uma criança, especialmente as mais novas. Se for muito grande, será mais difícil controlar o movimento, o que não é tão bom para trabalhar a coordenação motora.

Ponta mais grossa

Se a intenção é colorir com canetinha, então aquelas com pontas mais grossas são as mais indicadas. Pontas muito finas são melhores para escrever e fazer traços, mas não muito úteis na hora de preencher um espaço inteiro em uma folha.

Tinta atóxica

Como você já deve saber, tinta de caneta não é a coisa mais saudável para uma criança colocar na boca. Por isso, você deve buscar opções que usem tinta atóxica.

Facilidade para limpar

Por fim, você também sabe como as crianças transformam tudo em uma pintura enquanto ninguém está olhando. Dependendo da idade, vale a pena buscar canetinhas que tenham uma tinta fácil de lavar. Assim, elas não mancham paredes, móveis nem roupas.

Quais são as vantagens das Canetinhas BIC?

Levando em conta todas as qualidades que citamos e sua importância na hora de colorir com canetinha, fica claro que você deve escolher os melhores materiais para promover o desenvolvimento das crianças. E as Canetinhas BIC são ideais para isso.

Além de contarem com uma variedade de cores e tinta atóxica, também são altamente duráveis e facilmente laváveis. Todas as qualidades de que você precisa para que as crianças possam colorir com canetinha sem nenhum risco.

Hoje, você viu o que fazer na hora de escolher os melhores materiais para as crianças aprenderem a colorir com canetinha. Cada idade vai desenvolver muito a criatividade, desde que tenha o acompanhamento correto e que conte com a qualidade que a BIC oferece.

Gostou deste post? Então, entre na página da BIC Colorir agora mesmo e conheça as Canetinhas BIC.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol