Conheça o lápis de cor gigante e veja quando ele é indicado

lápis de cor gigante

Uma das primeiras atividades manuais das crianças é colorir. Apesar de parecer uma experiência recreativa, é uma prática artística essencial para o desenvolvimento e traz muitos benefícios para os pequenos. Nesse sentido, um dos materiais que pode ajudar é o lápis de cor gigante.

Ele é pensado especialmente para as crianças em fase pré-escolar, pois facilita o manuseio, com uma anatomia adequada para as mãozinhas e os cuidados de segurança fundamentais. Com isso, possibilita que mesmo as crianças menores consigam explorar o mundo das cores e aproveitar os benefícios dessa atividade artística.

Neste post, você saberá mais sobre quando o lápis de cor gigante é indicado, os benefícios de colorir na infância e o resultado desse material nos desenhos. Boa leitura!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Quando o lápis de cor gigante é mais indicado?

Os primeiros anos de vida da criança são marcados pela curiosidade e exploração. A partir dos doze meses, é comum que o pequeno já tenha mais habilidade manual para segurar objetos com firmeza e explorar brincadeiras complexas. Nessa etapa, pode iniciar a aventura pelo mundo das cores.

Colorir na infância é extremamente benéfico para o desenvolvimento de vários aspectos físicos, cognitivos e emocionais. No entanto, os primeiros contatos tendem a ser mais desafiadores, afinal, os materiais para esse objetivo são projetados para crianças maiores.

Por esse motivo, o lápis de cor gigante é uma alternativa para proporcionar mais conforto e segurança às crianças em fase pré-escolar. Ele tem o formato triangular, que é mais anatômico e fácil de segurar, além de deslizar fácil pelo papel, evitando rasgos. Apesar da recomendação, é benéfico e seguro para todas as idades.

Ainda, o lápis de cor gigante segue um padrão de segurança que resiste à pressão e a mordidas. Assim, ele não lasca, e o material mais resistente não se parte, mesmo quando o item cai a um metro de altura.

O efeito no desenho é o mesmo?

O lápis de cor gigante é diferente do tradicional, porque é produzido de maneira especial. Devido à forma de segurar e a falta de precisão das mãozinhas das crianças menores, a proposta é que com essa ferramenta o traço seja mais intenso e exato.

Desse modo, evita-se que as crianças fiquem frustradas e desanimem de pintar ao não conseguirem ver as cores no papel. As tonalidades são muito vivas e diversas, e o traço é macio, para encantar as crianças quando elas explorarem o recurso.

Qual é o objetivo de oferecer o lápis de cor gigante para as crianças?

Os lápis de colorir, em sua maioria, são projetados para a fase escolar, em que já se tem habilidades motoras para fazer isso com precisão. Como vimos, o lápis de cor gigante foi projetado para proporcionar o material para artes adequado a uma fase específica do desenvolvimento, na qual colorir é mais desafiador, mas igualmente prazeroso e importante.

A fim de garantir bons resultados, é importante que o lápis de cor gigante siga padrões de qualidade. Uma referência é a norma europeia dos brinquedos (EN71- 1,2, e 3), que certifica a segurança e a adequação do produto para que o pequeno possa soltar a sua imaginação e aprender muito a partir das cores.

Assim, o lápis de cor gigante oferece uma alternativa para familiares que querem incentivar essa prática tão benéfica ainda nos primeiros anos de vida. Nesse sentido, também são vantajosos pelo fator segurança, já que consideram situações comuns para essa fase, como as mordidelas e a possibilidade de lascar. As cores mais vivas também garantem a melhor experiência da criança que ainda não consegue exercer uma pressão firme e constante sobre o item.

Por quais motivos oferecer lápis de cor aos pequenos?

Como dissemos, brincar de colorir é importante para o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos. A família pode incentivar as artes em casa de inúmeras maneiras, como por desenhos já prontos ou nas atividades livres.

A seguir, conheça alguns benefícios de oferecer lápis de cor aos pequenos.

Estimula a criatividade

As cores e a criatividade estão muito conectadas, porque, ao explorar os tons, a criança tem a oportunidade de testar as combinações e expandir sua imaginação. Assim, ainda que as pinturas não sejam perfeitas nessa fase, a prática é bastante benéfica.

Melhora a expressividade

Desenhar e colorir também é um modo de estimular a expressividade, já que a criança experimenta sua personalidade e comunica suas emoções. Os traços e as cores escolhidas, geralmente, têm bastante significado.

Incentiva a coordenação motora fina

Mesmo que os traços não fiquem completamente dentro das linhas, a tentativa de colorir com precisão é importante para a coordenação motora fina. A criança aprende a observar e testa a intensidade, o jeito de pegar o lápis e o direcionamento ao pintar.

Alivia a ansiedade

Colorir é uma atividade tão relaxante que até mesmo alguns adultos passaram a praticá-la para aliviar o estresse. Por isso, é excelente para aliviar crianças ansiosas e agitadas, ajudando a acalmá-las.

Prepara para a fase escolar

Apostar nas atividades de colorir na fase pré-escolar pode tornar a experiência na escola mais tranquila, uma vez que a criança estará familiarizada com os materiais e já terá a coordenação motora mais desenvolvida. Efetivamente, a caligrafia é beneficiada e a tendência é que essa criança tenha mais facilidade para adquirir a habilidade de escrever.

Desenvolve a cognição

Colorir é uma atividade envolvente, que estimula a atenção e a concentração. Por isso, é excelente para a cognição das crianças, o que impacta positivamente o aprendizado delas em todos os aspectos.

Em suma, o lápis de cor gigante é um recurso para incentivar as crianças menores a colorirem e solucionar as dificuldades que elas costumam apresentar nessa fase. Para tornar essa experiência ainda melhor, é importante obter um lápis de boa qualidade, como o lápis de cor gigante Evolution, da Bic.

A linha Evolution foi desenvolvida especialmente para as crianças que ainda estão aperfeiçoando a coordenação motora. Você pode encontrar a linha completa na loja Mundo Bic!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol