Art journal: o que é e como as crianças podem usar?

art journal

O uso da pintura e do desenho na educação das crianças não é nenhuma novidade. Na realidade, seus benefícios para o desenvolvimento intelectual e emocional continuam sendo afirmados todos os dias. Tanto que muitas delas acabam incorporando arte no seu dia a dia. Uma boa dica de como fazer isso é criando um art journal.

Com a ajuda da arte e das cores, mesmo coisas simples fazem uma grande diferença na rotina de uma criança. Basta saber como colocar essas ideias em prática e manter o empenho ao longo do tempo. Para isso, você deve mostrar um pouco do caminho até que ela se oriente sozinha.

Para ajudar a entender melhor, vamos falar um pouco mais sobre o art journal, seus benefícios e como auxiliar a criança a criar um. Acompanhe!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

O que é um art journal?

Como o nome já deixa a entender, trata-se de um “diário de arte”. É um pequeno caderno em que a criança coloca todos os seus desenhos, colagens, pinturas e outras coisas que pense no dia a dia. Pode ser usado para registrar coisas que ela viu, ouviu ou sentiu. Não precisa ser um registro detalhado, apenas algo que a incentive a expressar e a registrar essas ideias.

Quais são seus benefícios para o desenvolvimento da criança?

Basta um pouco de entendimento sobre o papel da arte no desenvolvimento social e você já vai compreender alguns dos benefícios oferecidos pelo art journal à criança. Confira alguns dos principais a seguir.

Ajuda a explorar a criatividade

A imaginação é uma das qualidades mais importantes para a resolução de problemas e para o raciocínio. Diferentemente do que muitos pensam, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida com tempo, prática e estímulo. Esse é um dos maiores benefícios da arte na educação infantil.

Ao incentivar a criança a manter um diário com vários desenhos e representações das coisas que ela vê e pensa, você também está exercitando sua imaginação. Com o tempo, isso ajudará a melhorar seu raciocínio e sua capacidade de entender conceitos mais complexos e abstratos.

Incentiva a organização de ideias

Outra habilidade importante durante toda a vida é a organização. Não apenas de objetos ou do tempo, mas da própria mente. Pensar em uma coisa de cada vez do jeito certo e manter todos os pontos importantes esclarecidos faz uma grande diferença nos estudos e nas próprias interações sociais.

O art journal é um bom intermediário nesse ponto. Ao trazê-lo para a aula, colegas ou mostrá-lo para sua família, a criança precisa encontrar uma forma de explicar o que ela fez, o que ajuda a esclarecer suas ideias e desenvolve sua capacidade de organização mental.

Promove um momento de autorreflexão

Ainda na mesma linha, a tentativa de mostrar aos outros as coisas que viu e sentiu também contribui para um olhar para dentro. A criança começa a pensar mais sobre os próprios sentimentos e como eles se desenvolvem, o que leva a um entendimento cada vez melhor sobre si mesma.

Pode ser que os frutos dessa autorreflexão não sejam vistos imediatamente, mas essa prática vai ajudar bastante nos próximos anos de vida, especialmente na adolescência. Nunca é cedo demais para aprender um pouco sobre essas emoções e como elas afetam a vida toda.

Consiste em uma forma de expressão

Por fim, mas não menos importante, essa arte é uma forma de desabafo para a criança, ajudando-a a expressar certas ideias e sentimentos que ainda não estão bem trabalhados ou verbalizados. Afinal, é muito difícil para qualquer pessoa lidar com certas emoções, mesmo depois de desenvolver os recursos emocionais para isso.

Com a ajuda certa, os desenhos serão usados para mediar a comunicação com colegas, família e incentivar a interação social, aproximando as crianças entre si. Basta um pouco de orientação e atenção no início e logo elas vão fazer isso por conta própria.

Como criar um art journal?

A ideia desse diário é que ele seja bem livre, como uma forma de expressão artística para a criança. Porém, ainda é importante ter alguma orientação ao longo do caminho. Veja aqui alguns passos para facilitar a criação do art journal.

Pense em como ele será usado

O primeiro passo aqui é decidir qual será o propósito e o uso desse diário. Afinal, existem várias formas de usar a arte ao longo da vida. Ele pode ser um diário comum no qual a criança registra as coisas que aconteceram no seu dia e como ela se sentiu, um projeto da escola, uma forma de praticar suas técnicas de arte, entre outras.

Não há tanta pressão para ter uma resposta certa aqui. O que começa como um projeto de turma pode se tornar parte da rotina ou um exercício para o futuro. O que importa é dar os primeiros passos.

Escolha os materiais certos

Depois de definir como o art journal será usado, é hora de escolher quais materiais e técnicas de arte serão usados para trabalhá-lo. O caderno pode ser de vários tipos e tamanhos, mas o sem pauta geralmente é o mais prático. Talvez um quadriculado, se for de interesse. O importante é que ele seja de fácil uso para a criança e ajude a compor sua arte. Deixar ao alcance da criança lápis de cor, canetinhas, giz de colorir e até revistas para fazer recortes é uma ótima ideia!

Personalize o diário

Por último, é hora de personalizar o caderno e marcá-lo como objeto da criança. Pode ser feita uma capa personalizada usando um papel extra, além de colagens e outras adições em seu interior. Basta que ele seja reconhecido facilmente e tenha uma pouco da expressão da criança que vai usá-lo. Também é um bom momento para usar a psicologia das cores, estimulando o uso de cores que a criança goste e estejam alinhadas com o que você deseja estimular nela.

A importância das cores e da arte para o desenvolvimento infantil já é bastante evidente. Agora é colocar essas ideias em prática e usar o art journal como uma ferramenta na educação, algo que será fundamental para a criança durante toda sua vida.

Gostou deste post? Quer encontrar todos os materiais de que precisa para colocar esse projeto em prática? Então, visite o Mundo BIC e conheça todos os produtos.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol