Arte na educação infantil: qual a importância e como incorporar na rotina?

arte na educação infantil

Desenhar, colorir, modelar e brincar com materiais de diferentes texturas atrai a atenção de qualquer criança. Além da oportunidade de explorar esses elementos, a arte na educação infantil ainda traz diversos outros benefícios para os pequenos.

Apesar da importância de brincar com a arte na infância, essa prática pode trazer desafios para os professores e pais que desejam implementá-la. No post de hoje falaremos exatamente sobre esse assunto! Além disso, também daremos dicas práticas para desenvolver a arte na educação infantil.

Gostou do tema? Então bora aprender com a gente!

Qual é a importância da arte na educação infantil?

A arte na educação infantil é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Ela desperta a criatividade e desenvolve aspectos emocionais e sociais.

Além disso, a arte trabalha a motricidade fina dos pequenos, que é muito importante para o desenvolvimento cognitivo infantil e de habilidades que influenciam na escrita, no manuseio de objetos e em tarefas que envolvem as mãos e os pés.

Quais são os principais desafios de levar a arte para as crianças?

O acesso à televisão e ao entretenimento online tem feito com que as crianças passem cada vez mais tempo em frente à tela. Desde muito novos, os pequenos são expostos a essas tecnologias e, muitas vezes, tarefas que proporcionam experiências manuais acabam ficando em segundo plano.

Conseguir atrair a atenção das crianças para essas atividades que envolvem as artes na educação infantil é um dos grandes desafios encontrados ao tentar incluí-las na rotina das aulas. Para superar isso, é necessário oferecer materiais adequados e criar tarefas lúdicas que incentivem as crianças.

Outro importante desafio é permitir que as crianças criem de forma livre. Muitas vezes o adulto, com o intuito de ajudar, acaba influenciando na atividade que os pequenos estão criando. O ideal é deixar eles estimularem a imaginação sozinhos. Assim, podem trabalhar de forma mais independente, descobrindo novas possibilidades a cada arte.

Como estimular a arte na educação infantil de forma prática?

Você já entendeu a importância da arte na infância, mas está se perguntando como fazer com que ela seja parte da rotina das crianças? Calma que temos várias dicas práticas. Pegue o caderno e anote aí!

Faça seu filho ou aluno explorar texturas

Diferentes texturas estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Por isso, use e abuse de diversos materiais, como: argila, massinha de modelar, papel, TNT ou qualquer outro objetivo que possa ser utilizado para expressar a arte.

Proponha autorretratos

Uma boa maneira de estimular a criatividade é por meio de desenhos em que a criança deve reproduzir algo que está em sua cabeça. O autorretrato é uma forma divertida de trabalhar a arte na educação infantil. Além disso, produz uma bela recordação para toda a família.

Crie eventos temáticos

Os eventos temáticos são muito divertidos para as crianças. Além de trabalhar a arte, eles podem ajudar na educação inclusiva, uma vez que é possível trabalhar em pequenos grupos dentro de um determinado tema.

Estimule a pintura livre

Deixar as crianças pintarem de forma livre, sem ter nenhum tema ou tarefa que devam cumprir, é uma das melhores formas de observar como elas criam e se expressam. Sendo assim, reserve um tempo para que os pequenos façam as suas artes da maneira que desejarem e usando os seus materiais preferidos.

Utilize leituras e histórias

Outra forma prática de estimular a arte na infância é entrar no universo das crianças utilizando o poder da leitura a seu favor. Você pode ler um conto e pedir para que as crianças desenhem os personagens. Elas também podem desenhar a sua própria historinha.

A arte na educação infantil é uma das áreas que deve ser explorada tanto na escola como em casa. Além de promover o desenvolvimento da criança, é importante para o convívio social com os colegas, já que muitas vezes os pequenos trocam ideias e materiais durante as atividades.

E então, gostou do post sobre a importância da arte na educação infantil? Agora que você já conhece o Poder das Cores, não deixe de conferir aqui os produtos de colorir em cada fase do desenvolvimento da criança!

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas