5 ideias de atividades sobre o folclore brasileiro

atividades sobre folclore

O dia 22 de agosto, dia do folclore, é uma data muito simbólica no nosso calendário e muitas escolas organizam atividades sobre o tema. Conhecer a fundo essas manifestações culturais colabora com a criação de brincadeiras e tarefas de valorização cultural.

São tradições que passam por gerações com o intuito de reforçar mitos, danças, lendas e demais costumes que valorizam as riquezas do Brasil. Logo, podemos envolver as crianças de uma maneira divertida e didática.

Trouxemos algumas ideias que trarão ótimas experiências aos estudantes, e que podem ser usadas o ano todo para falar sobre o tema. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

1. Teatro de fantoches

Uma das atividades sobre folclore muito oportunas nesse período é o teatro de fantoches. É interessante que as crianças recebam incentivos para que haja um bom desenvolvimento cognitivo, e as expressões artísticas sempre ajudam nesse tipo de demanda.

Portanto, promova a leitura das histórias correspondentes aos personagens que interpretarão e realize ensaios para ajudá-los a prender a atenção das pessoas que acompanharão o espetáculo.

2. Roda de leitura

O folclore brasileiro é muito rico e tem personagens bastante particulares. Por exemplo, o Curupira, a Iara, a Mula Sem-Cabeça e também o Saci Pererê. São lendas que atravessam gerações e servem para incentivar as crianças a se interessarem por leitura.

Uma das atividades propostas é a de separar um personagem para cada aluno e pedir que ele faça uma explicação aos coleguinhas sobre o que aprendeu daquela figura mitológica. Essa tarefa auxilia na desenvoltura oral e no processo de prender a atenção do ouvinte na hora de transmitir uma mensagem.

3. Representação com massinha de modelar

Depois da roda de leitura, é importante incentivar brincadeiras que ajudem na coordenação motora das crianças. No caso do ensino à distância, peça aos pais que incentivem as crianças a fazerem uma representação dos personagens folclóricos com massinha de modelar.

Outra opção é o incentivo à criação de desenhos dessas figuras folclóricas. Sabendo da importância do colorir para aperfeiçoar o desenvolvimento da criança, pais e professores podem incorporar essa atividade ao tema do folclore!

4. Confecção de brinquedos

Outra brincadeira interessante a ser proposta é a confecção de brinquedos temáticos. A sustentabilidade é um tema muito importante na atualidade e muitas escolas já fazem ações voltadas à valorização do meio ambiente e dos cuidados com os recursos naturais.

Se você quer seguir esse direcionamento, proponha um desafio: fazer as atividades ligadas ao folclore com o uso de materiais reciclados. Essa atitude explora a criatividade da criança e faz com que ela perceba o quanto é legal brincar ao mesmo tempo em que faz bem ao planeta.

5. Dança coreografada

Em meio a esses exemplos de atividades sobre folclore, não podemos deixar de citar a dança coreografada! O folclore brasileiro está presente em diversas celebrações do nosso calendário. Maracatu, frevo, rodas de samba, baião, bumba meu boi e jongo são alguns exemplos, além da quadrilha, muito marcante no período junino.

Além de ensaiar com eles as danças para uma apresentação, também é possível realizar a brincadeira de roda como forma de promover a união e fazer com que todos tenham um senso de comunidade desde pequenos.

Durante este artigo, você percebeu que atividades sobre folclore podem ser encaixadas em vários momentos do ano. Por isso, não deixe apenas para o mês de agosto para incentivar os pequenos a valorizar as manifestações artísticas e a cultura popular pertencente ao nosso país.

Gostou deste post? Continue conosco e conheça uma atividade usando o giz de colorir.

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas