Papel e Caneta na Mão

Quem disse que não dá pra brincar só com papel e caneta? Dá siiim e a diversão é garantida! Mímica, stop, jogo da velha são algumas das opções para entreter a criançada e toda a família.

 

MímicaMímica
Os jogadores escolhem uma categoria para a mímica – pode ser filme, esportes, personagem, e por aí vai. Recortem a folha de papel em vários pedaços menores, e neles escrevam palavras dentro de cada categoria. Assim, quando for a vez de um jogador, ele escolherá um papelzinho e terá que fazer a mímica da palavra escrita. O adversário que adivinhar mais rápido vence a rodada. Imagina uma pessoa fazendo mímica e todo mundo falando tentando adivinhar?? É bem divertido!

 

Jogo da VelhaJogo da VelhaO jogo da velha só precisa de um papel, caneta e duas pessoas. Faça o símbolo do jogo da velha (#) no papel. Cada jogador escolhe um símbolo, normalmente usam-se bolinhas ou x, mas vocês podem inovar com estrelinhas, corações… escolha o que te agrada mais :)Agora é só começar, cada jogador deverá preencher seu símbolo em um dos quadradinhos do #, depois é a vez do outro jogador. O primeiro que completar uma coluna, linha ou diagonal, vence! Esse é um clássico!!

 

Jogo dos pontinhosJogo dos pontinhos
Este jogo é super legal e precisa pensar um pouco mais! Em uma folha de papel, faça pontinhos alinhados em colunas e linhas. O objetivo é formar a maior quantidade de quadradinhos que puder. Cada jogador, em sua rodada, fará uma linha entre dois pontinhos, seja na vertical ou horizontal! Ah, na diagonal não vale! Quando formar um quadrado, coloque sua inicial, ponto pra você! Mas lembre-se de não deixar o seu adversário formar o quadradinho!

 

ForcaForcaA Forca já é um jogo beeem conhecido, e que sempre diverte! Em uma folha, você escolherá uma palavra e desenhará linhas que representarão cada letra da palavra escolhida. Os outros jogadores devem adivinhar as letras da palavra, e a cada letra errada, uma parte do corpo aparece na forca. Primeiro, a cabeça, depois, o corpinho, pernas e braços! Ganha quem acertar a palavra primeiro, antes do corpo estar completo na forca!

 

StopStop
Essa brincadeira eu tenho certeza que você já fez! Ela é clássica! Mas e com seus filhos, já brincou de stop? Cada jogador precisa de um papel e uma caneta, e todos irão escrever colunas separadas por tópicos, nome, cidade, animal, cor, filme, lugar, etc. A cada rodada, uma letra será escolhida e todos os jogadores devem escrever o mais rápido possível coisas que comecem com a letra sorteada. Quem terminar primeiro, fala STOP! Depois é conferir com os jogadores as respostas e ir pontuando: se você acertou sozinho vale 10 e se você escolheu algo que um jogador também tenha escolhido vale 5. Depois só somar e ver quem levou a melhor.

Atividades

Brincar é aprender! Desenvolvemos estas atividades especialmente para te ajudar a sair da rotina e colocar a mão na massa com as crianças.