Brinquedos com material reciclado: aprenda e brinque com as crianças

brinquedos com material reciclado

A sustentabilidade e a preservação ambiental são assuntos muito recorrentes hoje em dia. A geração Z, indivíduos nascidos entre 1995 até 2010, é caracterizada pela forte presença da internet e uma postura focada na responsabilidade social. Logo, a criação de brinquedos com material reciclado pode ser uma ótima atividade para engajá-los.

Essa atitude incentivará a propagação de valores e o desenvolvimento de hábitos sustentáveis, estimulando que cresçam de uma maneira consciente e com total respeito aos recursos naturais e a valorização do meio ambiente.

Nos tópicos abaixo, você terá a oportunidade de conhecer algumas opções de materiais reciclados que servirão em momentos de entretenimento e diversão em família. Por isso, continue conosco até o final e tenha uma boa leitura!

A importância do pensamento ecológico na formação das crianças

O desenvolvimento cognitivo de uma criança passa por várias fases e, todas elas, trabalham diferentes aspectos da evolução de um indivíduo. Se os pais começam a propagar hábitos sustentáveis desde cedo, o filho crescerá com maior conscientização e responsabilidade social.

Algumas famílias já incentivam essa ideia não só com os brinquedos de material reciclado, mas ensinando sobre o tempo de decomposição de um objeto, da quantidade lixo produzida diariamente e dos desperdícios de recursos naturais.

Os brinquedos com material reciclado para aprender e ensinar

Brincar em família é muito prazeroso e esses momentos são muito saudáveis na formação afetiva da criança. Por isso, é interessante investir na construção de brinquedos com material reciclado no intuito dela aprender a usar a criatividade e ser produtiva até em ocasiões de lazer. Veja alguns exemplos deles abaixo!

Cataventos

É possível fazer cataventos com potes de iogurte, garrafas PET, papelão e até com colheres de plástico. É interessante saber de que maneira ela quer construir o dela. Por isso, peça à criança para desenhar em um papel, no intuito dela aprender a planejar o que fazer.

Essa atitude incentiva o desenvolvimento cognitivo dele. Afinal,desenhar e colorir trazem muitas vantagens ao processo de aprendizado da criança.

Carimbos

Os carimbos são ótimos brinquedos com material reciclado. Você pode construí-los com seu filho para que ele aplique em cartões destinados ao dia dos amigos, das mães, mensagens aos professores e outras ocasiões em que se possa incentivar a criação de textos.

Uma forma simples de fazer um é com a ajuda de um papel etil vinil acetato (eva) em que vocês recortarão a forma do desenho e uma tampa de garrafa para ser a base do carimbo. Depois é só passar tinta em cima e enfeitar a página da maneira que eles acharem melhor.

Bichinhos com prendedores de roupas

Esse é um dos brinquedos com material reciclado que poderá servir para presentear pessoas, seja em aniversários de coleguinhas da escola, seja quando eles forem visitar os avós ou algum parente.

Eles também servem para prender desenhos no varal em ocasiões onde o pequeno queira apresentar as artes que ele fez aos pais ou amigos de classe.

Durante a leitura deste artigo você pôde conferir alguns exemplos de brinquedos com material reciclado. Essa atitude ajudará na construção da responsabilidade social deles e o manterão entretidos durante este período de isolamento social.

Você já construiu brinquedos assim com seu filho? Deixa aqui seu comentário!

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas