Cores e sentimentos: como expressar as emoções colorindo?

cores e sentimentos

Durante o desenvolvimento infantil, aprender a compreender e expressar emoções é uma das lições mais importantes. E as formas como as crianças adquirem essas habilidades são bem variadas: conversas, instruções diretas, histórias, entre outras. Uma bastante comum e eficaz é o uso das cores como parte desse aprendizado.

A associação entre cores e sentimentos é algo natural para muitas pessoas, porém, boa parte desse entendimento é algo que se aprende observando o mundo e com os mais velhos. Por isso, é importante ensinar à criança como as cores podem ser usadas para expressar emoções.

Após aprender essas associações, ela terá meios para se expressar e trabalhar todas essas emoções, o que é importante para o seu desenvolvimento psicológico.

Vamos falar um pouco mais sobre a relação entre cores e sentimentos e a importância delas para o desenvolvimento da criança. Vem com a gente!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Qual é a relação entre cores e sentimentos?

Desde o início dos tempos, o ser humano observa as cores do mundo e registra os sentimentos que as imagens trazem. Pode ser que alguns detalhes mudem conforme a cultura ou o contexto, mas é quase certo que as cores terão o mesmo significado para quem as vê em qualquer lugar do mundo.

A psicologia das cores é uma área de estudos bem forte hoje em dia, que busca entender como as cores despertam reações emocionais específicas. Algumas das associações mais básicas que você vai encontrar são:

  • amarelo: cor do sol, que representa alegria, luz, vitória e atenção;
  • azul: cor do céu e do mar, que transmite paz, tranquilidade e segurança;
  • verde: cor das folhas, representando a natureza, crescimento, harmonia e boa saúde;
  • vermelho: cor do fogo, transmitindo energia, animação, raiva e amor.

A combinação de diferentes cores em uma figura também pode dizer muito sobre o que aquela cena expressa, mesmo que a criança ainda não entenda o significado.

Qual é a importância do colorir para a criança?

A importância da arte para as crianças já é bem evidente nas escolas. É por meio dela que os pequenos aprendem a relação entre cores e sentimentos, além das melhores formas de lidar com as suas emoções. Vamos ver alguns exemplos mais claros da importância do colorir?

Desenvolver a criatividade

As cores não são apenas rótulos para dizer qual é o sentimento em um desenho. Elas são formas de expressar como alguém se sente e quais são os seus desejos. O colorir é uma atividade simples que cria o ambiente ideal para a criança ter novas ideias e colocá-las no papel ou na tela.

Esse é um fator muito importante para o seu desenvolvimento cognitivo, especialmente nos primeiros anos de vida. Quanto mais treinada for sua imaginação, mais facilidade a criança terá para abordar novos problemas, tanto aqueles voltados para a lógica e matéria escolar quanto os que requerem novas ideias para serem resolvidos.

Expressar e organizar suas emoções

Durante os primeiros anos de vida, crianças são movidas quase que totalmente por emoções brutas. Aprender a colocar esses sentimentos em palavras e transmiti-los de forma saudável leva tempo e requer um pouco de orientação dos pais e da escola. Essa é uma habilidade como várias outras, que precisa ser trabalhada com a ajuda de um adulto.

Nesse ponto, a associação entre cores e sentimentos é uma boa facilitadora. Com ela, a criança pode focar na cor, que é algo concreto, em vez da emoção, que pode ser muito abstrata para ela entender nesse período da vida.

Estimular uma forma de comunicação

O uso das cores na educação infantil também tem um papel importante no desenvolvimento da linguagem, sabia? Não apenas para expressar suas emoções, mas como um todo: uma criança leva muito mais tempo para aprender a ler e escrever do que para entender as cores e seus significados.

Com esse conhecimento, crianças, pais e professores já têm uma ferramenta bem mais acessível para se comunicarem. Da mesma forma, essas habilidades vão ser muito úteis para melhorar o aprendizado de linguagem dos pequenos, tanto na fala quanto na escrita.

Como a criança pode usar as cores para expressar sentimentos?

Após entender as cores e seus significados, a criança terá os primeiros recursos para expressar suas emoções. Também é necessário dar mais oportunidades para ela fazer isso. A seguir, veremos algumas formas de usar as cores no dia a dia dos pequenos.

Associação entre cores e sentimentos

Como já mencionamos, as cores são um bom intermediário para a linguagem da criança, que ainda está em desenvolvimento. Um exercício simples que pode ajudar a construir e fortalecer essa ligação é deixar o pequeno usar as cores para comunicar sentimentos, em vez de simplesmente falar.

Se ela já aprendeu um pouco sobre o significado das cores, então você pode dizer “qual é a cor do que você está sentindo?”. Pode parecer complicado de início, mas não é. Essa atividade vai ajudar a criança a se expressar melhor, enquanto os pais podem entendê-la mais facilmente.

Exercícios de colorir

Outro caminho para juntar cores e sentimentos é simplesmente desejar e pintar. Não faltam atividades para colorir disponíveis, o que dá muito espaço para a criança exercer sua criatividade e imaginação. E você pode aprender muito sobre o que ela sente e pensa só de perguntar o motivo dela usar algumas cores ou ao ver a forma como tudo fica no final.

Buscar objetos em determinadas cores

Outro exercício que ajuda a fortalecer o entendimento das cores é pedir que a criança procure ou pesquise por objetos com a cor em questão. Isso ajuda a desenvolver seu reconhecimento.

Ela também poderá ver mais exemplos de cada cor sendo usada em diferentes espaços e objetos, o que ajuda a criar a mesma conexão emocional com elas, em especial quando há a possibilidade de ver essas cores em espaços naturais.

Agora que você entende um pouco melhor a relação entre cores e sentimentos, pode usá-las para ajudar as crianças a se expressarem melhor e com mais clareza. Com o tempo, esse aprendizado vai contribuir também para a melhor comunicação e desenvolvimento cognitivo.

E se quiser conhecer os materiais de arte ideais para cada fase de desenvolvimento, você pode visitar a página Produtos de Colorir, aqui mesmo na plataforma O Poder das Cores e conhecer os produtos indicados para cada etapa da infância.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Powered by Rock Convert

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol