Culinária infantil: receitinhas para fazer com as crianças

Culinária infantil

Quando a criançada está em casa, uma das principais preocupações dos adultos é pensar em maneiras diferentes de entretê-las. No entanto, ao contrário do que alguns pais ainda possam imaginar, não é necessário muito para criar momentos de diversão que ficarão marcados na memória dos pequenos. A culinária infantil, por exemplo, é uma ótima forma de passar o tempo em família e, de quebra, colaborar com o desenvolvimento das crianças.

Foi pensando nisso que, neste post, além de falarmos sobre os benefícios de colocar a mão na massa (literalmente!) com os filhos na cozinha, reunimos algumas sugestões práticas e muito deliciosas de receitinhas para fazer em família! Vamos conferir?

Por que levar as crianças à cozinha?

Sabia que, muito mais que um simples passatempo, a culinária infantil proporciona benefícios que vão desde a diversão em família até o desenvolvimento de habilidades sensoriais e socioemocionais? Abaixo, listamos alguns motivos pelos quais você deve pegar o avental e soltar a criatividade na cozinha com as crianças. Veja só!

Une a família

Com a correria do dia a dia, é comum que as famílias tenham um tempo limitado para ficarem juntas. Vale lembrar que, aqui, estamos falando daquele tempo de qualidade, ou seja, que permita a interação e a criação de memórias afetivas. Afinal de contas, ficar cada um em seu quarto assistindo TV ou mexendo no smartphone não vale, concorda?

Cozinhando com os pequenos, você quebra a rotina de um jeito divertido, fortalece o vínculo entre pais e filhos e deixa todos na expectativa para mais momentos em família! Sem falar que é uma chance de unir o útil ao agradável, já que o adulto realizará uma atividade necessária no dia a dia ao mesmo tempo em que interage com a criança.

Desenvolve habilidades nos pequenos

Cozinhar por si só já é um ato que envolve muitas descobertas e aprendizados. Sendo assim, por que não aproveitar a atividade para colaborar com o desenvolvimento do seu filho? Entre as habilidades encorajadas de forma leve e natural pela culinária infantil, podemos destacar:

  • cultiva o senso de colaboração e esforço em equipe;
  • estimula todos os sentidos da criança por meio de diferentes aromas, cores, texturas, sensações etc.;
  • trabalha a paciência, a organização, o foco e a obediência;
  • desperta a imaginação e a criatividade.

Promove hábitos alimentares saudáveis

Ao executar as próprias receitas em casa, as crianças têm mais contato com os alimentos frescos, sendo estimuladas a arriscar novos sabores e até mesmo deixar de torcer o nariz para aquilo que dizem não gostar. Para os pais, essa é uma ótima brecha para introduzir e cultivar hábitos alimentares saudáveis, evitando também condições que, infelizmente, são cada vez mais comuns entre os pequenos, como a obesidade infantil.

Quais as melhores receitinhas de culinária infantil?

Chegou a hora que você estava esperando! Abaixo, trouxemos algumas receitas práticas, simples e muito gostosas para fazer com as crianças e passar o tempo em casa.

Nuggets caseiros

Dê adeus aos nuggets prontos de supermercado! Com essa receita, você e as crianças poderão se deliciar com uma alternativa mais saudável do petisco, que pode compor o seu almoço, lanche da tarde ou jantar. Lembrando que eles podem também ser congelados para outras ocasiões. Confira!

Ingredientes

  • 1/2 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 300 g de peito de frango;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • sal a gosto.

Para empanar

  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca;
  • 1/2 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de páprica ou colorau;
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • 1 ovo;
  • 1/2 xícara (chá) de água.

Modo de preparo

  1. com a ajuda de um triturador ou liquidificador, processe a cebola, o alho e o frango;
  2. adicione o amido de milho e o sal, até formar uma mistura homogênea;
  3. forme os nuggets com as mãos untadas;
  4. para empanar, misture a farinha de rosca, o sal e a páprica/colorau em um recipiente;
  5. em outro recipiente, misture o ovo, a água e o amido de milho;
  6. passe os nuggets primeiro na mistura líquida e, em seguida, na mistura seca;
  7. asse os nuggets no forno até ficarem dourados.

Panquecas de banana

Cozinhar panquecas, iguaizinhas aquelas que vemos em filmes norte-americanos, é mais fácil do que você imagina! Com apenas alguns ingredientes e em pouco tempo, é possível fazer um café da manhã bem especial. Para deixar a refeição ainda melhor, acompanhe as panquecas com mel e frutas picadas. Vamos à receita!

Ingredientes

  • 2 bananas;
  • 2 ovos;
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo com fermento;
  • 1/2 xícara (chá) de leite.

Modo de preparo

  1. com um garfo, amasse bem as bananas em uma tigela;
  2. acrescente os ovos e misture bem;
  3. adicione a farinha de trigo aos poucos, tomando cuidado para não empelotar;
  4. por fim, adicione o leite e mexa até obter uma massa homogênea;
  5. em uma frigideira antiaderente, coloque, devagar, uma concha da massa no centro;
  6. deixe dourar dos dois lados, virando a panqueca com a ajuda de uma espátula.

Minipizza saudável

Difícil encontrar quem não goste de uma boa pizza, certo? As crianças adoram e os adultos também! Por isso, que tal transformar o lanche da tarde ou até mesmo o jantar do fim de semana em uma ocasião especial, com gostinho de festa? Aprenda a fazer deliciosas minipizzas com ingredientes saudáveis abaixo!

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de leite desnatado, morno;
  • 6 colheres (sopa) de farelo de aveia;
  • 2 colheres (sopa) de farelo de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal;
  • recheio a gosto (sugestão: muçarela, peito de peru, tomates em cubinhos e orégano).

Modo de preparo

  1. misture, em uma tigela, o leite e o fermento;
  2. acrescente os farelos de aveia e trigo, deixando a massa descansar por 15 minutos;
  3. com a massa, faça oito porções e abra-as com os dedos, formando discos bem finos;
  4. pré-aqueça o forno;
  5. coloque os discos em uma assadeira antiaderente e leve ao forno por 10 minutos, ou até ficarem crocantes;
  6. retire do forno e acrescente o recheio;
  7. leve ao forno por mais 5 minutos.

Viu só como a culinária infantil é uma prática que traz diversos benefícios? Além de unir a família e proporcionar momentos de qualidade entre pais e filhos, cozinhar juntos pode ser tanto algo lúdico, quanto uma oportunidade de colocar em pauta temas importantes como a alimentação saudável. Sendo assim, reúna a criançada, separe os ingredientes, inspire-se nas receitinhas do post e bom apetite!

E você, já tem o hábito de cozinhar com as crianças? Conhece outra receita que merece entrar para a nossa lista? Entre em contato com a gente e compartilhe suas experiências.

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas