Como fazer uma festa junina em casa? Confira 3 dicas

festa junina na quarentena

Fazer festa junina na quarentena é uma forma de celebrar junto aos pequenos mesmo durante um período desafiador como o atual. Afinal, é uma data que, além da integração e diversão, celebra a cultura brasileira, sendo também educativa.

A boa notícia é que, com criatividade e planejamento, fazer uma festa junina em casa não tem complicação. Entre as dicas, estão preparar comidas típicas, caprichar na decoração e não se esquecer das brincadeiras. Confira como montar um arraiá dentro de casa!

1. Capriche na decoração

O primeiro passo para preparar uma festa junina na quarentena é fazer uma decoração caprichada, usando elementos típicos da data. Enfeites que não podem faltar no arraiá caseiro são as tradicionais bandeirinhas de São João. Você pode fazer as suas com materiais como sobras de tecido e recortes de jornais e de revista.

Escolha o formato que quer dar para suas bandeirinhas, separe os materiais de que precisará, como cola, barbante e tesoura (caso as crianças ajudem a cortar, não deixe de usar uma escolar, sem ponta), e pronto!

Quer quiser bandeirinhas ainda mais criativas pode estimular as crianças a fazer desenhos com canetinhas, dando seu toque pessoal, ou, até mesmo, desenhar corações na cartolina para, depois, serem transformados em bandeirinhas.

Para completar a decoração, não se esqueça da tradicional toalha xadrez. Caso não tenha, materiais como juta e chita também são adequados para compor o clima junino dentro de casa. Ah! E também não podem faltar roupas típicas, como a tradicional camisa xadrez e o chapéu de palha, para compor o visual dos pequenos.

2. Prepare comidas típicas

Um arraiá que se preze é repleto de comidas típicas. Milho cozido, salsichão e cajuzinho estão entre as opções mais queridas do cardápio junino. Se a ideia for cozinhar com as crianças, garanta que a preparação do prato escolhido seja simples e possa ser feita com a ajuda dos pequenos.

Uma ótima opção para cozinhar em família é a boa e velha pipoca. Além de agradar a crianças de todas as idades, ela é fácil de preparar e não faz sujeira na casa. Para acompanhar as comidas típicas, água e sucos naturais são a pedida.

3. Invista em brincadeiras

A festa junina com os pequenos só é completa com as brincadeiras típicas de arraiá. Entre as que podem ser reproduzidas entre quatro paredes, estão acertar a boca do palhaço e o jogo de argolas nas garrafas. Para a segunda opção, uma dica é usar garrafas pet, que muita gente já tem em casa.

Já para a boca do palhaço, peça para as crianças fazerem um desenho em uma cartolina reproduzindo o personagem e, com a ajuda de uma tesoura escolar, recortarem o espaço da boca.

Fazer festa junina na quarentena é uma forma de manter viva a tradição tão querida pelos pequenos. Ao não abrir mão dessas atividades com a criança, você não só reserva um tempo para aprendizado, como proporciona várias horas de diversão em família, criando uma festa junina personalizada.

Gostou deste conteúdo? Então, leia sobre como continuar a rotina de estudos dos pequenos na quarentena!

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas