O poder da leitura: como divertir os seus filhos contando histórias

Branca de neve, chapeuzinho vermelho ou os três porquinhos. Todos nós temos boas lembranças de histórias que nos contavam quando éramos pequenos. Criar o hábito de ler para as crianças é um ótimo estímulo para aumentar a vontade de aprender sobre diferentes assuntos. Seja antes de dormir, ou em algum horário durante a tarde, o importante é se dedicar para este momento.

Este mês, em abril, comemoramos o mês do livro, isso porque existem três datas muito importantes celebradas neste período: o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e o Dia Mundial do Livro (23/04). E para comemorar, que tal aproveitar um pouco deste tempo em casa para uma leitura em família?

É uma oportunidade de se conectar com seus filhos e fazer a magia acontecer. Procure saber pelo o que se interessam e entre na brincadeira. Talvez um livro que fale sobre princesas, viagens de piratas ou até mesmo sobre dinossauros. Enquanto você lê, experimente interpretar os personagens e fazer alguns sons, como o barulho das espadas, o som das ondas do mar ou até mesmo fazer as vozes de diferentes criaturas. Assim, a experiência fica mais divertida e a narrativa ganha mais vida.

O melhor de tudo é que essa atividade traz inúmeros benefícios. Um deles é o desenvolvimento da linguagem, o que torna as crianças mais comunicativas. A leitura também aumenta o repertório, afinal, todo o conhecimento delas vem do que elas ouvem, descobrem e experimentam. E por fim, pode ser uma boa maneira de explicar alguns assuntos complexos, para que elas consigam interpretar seus próprios sentimentos.

Pensando nisso, chamamos a pedagoga Lorena Carvalho, mais conhecida como Professora Coruja, para indicar alguns livros infantis para entreter a criançada. E tem para todas as fases de desenvolvimento das crianças:

  • 2 a 4 anos

1. Coco, xixi e pum – Autor: Maíra Lot Micales, Thiago E.g. – Ed. Caminho Suave

2. Vermelho de dar dó – Cristiano Gouveia

3. Deixei o pum escapar – Autor: Blandina Franco – Companhia das Letrinhas

4. Quando eu nasci – Autor: Isabel Minhos Martins – Ed. Tordesilhinhas

  • A partir dos 6 anos

5. Aqui estamos nós – Autor: Oliver Jeffers – Ed. Salamandra.

6. O Passeio – Autores: Pablo Lugones, Alexandre Rampazo – Gato Leitor

7. O Carteiro chegou – Autores: Janet e Allan Ahlberg – Companhia das Letrinhas

8. A grande fábrica de palavras – Autor: Agnes de Lestrade – Matrix Editora

9. A Cor de Coraline – Autor: Alexandre Rampazo – Ed. Rocco

10. Era uma vez um lobo mingau – Autora: Alessandra Pontes Roscoe – Ed. Saber e Ler

  • A partir de 8 anos

11. Se eu abrir esta porta agora – Autor: Alexandre Rampazo – Sesi Editora

12. Famílias – Autor: Ilan Brenman – Editora Moderna

13. Vamos pensar um pouco – Autor: Mario Sergio Cortella e Maurício de Sousa – Cortez Editora

Agora é só escolher o seu favorito e incentivar o hábito da leitura na sua casa! Você pode também incentivar que, após a leitura, seus filhos desenhem a história do livro! Lembre-se, não tem certo nem errado, o caminho é deixar a imaginação e criatividade fluírem!

Confira essas e outras dicas de atividades para seus filhos:
Professora Coruja
Site – www.professoracoruja.com.br
YouTube – Professora Coruja

Notícias relacionadas