3 tipos de produtos de colorir que você precisa conhecer!

tipos de produtos de colorir

As cores são ingredientes fundamentais na educação de várias crianças. Elas representam tantos sentimentos, objetos e momentos que são indissociáveis na sua mente. Por meio do colorir, a criança tem uma oportunidade única de se desenvolver psicológica e emocionalmente. E, para isso, ela precisa das ferramentas e orientação certas a seu dispor.

Existem diversos tipos de produtos de colorir, sendo que alguns deles são ideais para crianças em determinadas idades. Dessa forma, ela terá a oportunidade de aprender e se aprimorar, usando os recursos certos para cada momento de sua vida. Basta conhecer esses produtos de colorir e entender quando eles devem ser introduzidos.

Para ajudar você a entender melhor, também vamos falar um pouco mais a respeito da importância dessa atividade e os produtos que você precisa conhecer. Confira!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

A importância do colorir para a criança

Muitas pessoas veem o hábito de colorir nas crianças como simples brincadeira. Porém, com um pouco de atenção, você verá a importância do colorir para a criança. Alguns dos principais motivos você vê a seguir!

Proporciona oportunidade de se expressar

A habilidade de comunicação de uma criança depende diretamente da sua habilidade de se expressar e ser compreendida nos primeiros anos de vida. Se uma criança faz desenhos para representar o que ela vê, exibe esse desenho para outras crianças e fala sobre ele, ela está aprendendo a demonstrar seus pensamentos e sentimentos com mais clareza, além de entendê-los.

Estimula a imaginação

Falando em expressão, o ato de desenhar também é um exercício direto para a imaginação. A cada tentativa de reproduzir o que está na sua mente, a criança vai incluir mais detalhes, mudar outros e conectar o que foi criado com coisas novas que ela vê todos os dias. Isso a ajuda a cultivar novas ideias e desenvolve sua criatividade.

Exercita a concentração

Todos sabem como pode ser difícil fazer uma criança prestar atenção em uma coisa só por muito tempo. Porém, à medida que cresce, a habilidade de manter o foco se torna mais importante. O colorir é um ótimo caminho para começar a exercitar isso desde cedo, pois o desenho exige bastante atenção da criança. Seja para definir as formas, escolher as cores ou pensar em como ela vai representar no papel algo que está em sua mente.

Powered by Rock Convert

3 tipos de produtos de colorir e onde usá-los

Agora que a importância do colorir está bem clara, é hora de falar dos tipos de produtos de colorir. Afinal, há bons motivos para alguns deles constarem como material escolar. Se forem apresentados da forma certa e no momento adequado, os itens farão uma grande diferença no desenvolvimento da criança.

Veja aqui alguns dos principais produtos para colorir e aprenda mais sobre eles.

1. Giz de colorir

O giz de colorir é uma figura comum em escolas da educação infantil e nas mãos de crianças bem novas. O principal motivo para isso é que ele é bastante macio, costuma ter o tamanho adequado para as mãos dos pequenos e sua ponta é mais grossa. Como crianças menores ainda não tem sua coordenação motora fina tão desenvolvida, essa ponta mais grossa exige menos precisão no desenho.

A vantagem do giz de colorir feito de resina é que ele não suja as mãos e é altamente resistente à quebras, ou seja, é bacana pois permite que as crianças soltem a criatividade, sem fazer sujeira para os pais limparem depois.

Você facilmente encontra conjuntos com 12 cores, ótimos para ensinar as cores básicas para os pequenos, e versões em formatos redondo e triangular. A versão triangular é, inclusive, ótima para facilitar o manuseio por parte das crianças.

2. Lápis de cor

Sem dúvida, os lápis de cor estão entre os itens mais comuns em qualquer sala de aula. Esses lápis podem ser usados tanto para colorir um desenho já pronto, quanto para criar o desenho em si. E, para complementar isso, também existem variações de lápis de colorir a serem consideradas:

  • tradicional — o mais comum, contendo das cores básicas até as mais diversas;
  • aquarela — um tipo de lápis que cria uma textura diferente com a ajuda da água. Basta pintar normalmente e depois passar um pincel úmido para ter o efeito desejado;
  • bicolores — duas cores em um mesmo lápis, ótimos para estimular a criatividade dos pequenos;

Independentemente de qual seja sua opção, o lápis é sempre um grande aliado de qualquer desenho, ajudando a dar vida e dinamismo por meio das cores.

3. Canetinhas

Por fim, mas não menos importante, temos as canetas hidrográficas, mais conhecidas como canetinhas, pois quase sempre são usadas por crianças. Elas são um meio termo entre um lápis de cor e um pincel, colocando tinta no papel com bastante delicadeza e praticidade. São muito usadas para colorir contornos, mas podem ser usadas para preencher desenhos também.

Assim como os lápis, elas também vêm em conjuntos com 12 cores ou mais e podem aparecer em muitas variedades. Algumas delas inclusive facilitam a vida dos pais e são ultra-laváveis, ou seja, saem fácil da pele ou roupas das crianças.

Agora que você conhece os principais tipos de produtos de colorir para crianças e sabe a importância dessa atividade, é hora de encontrar aqueles que você mais precisa. Com tempo e orientação, a criança também vai aprimorar suas técnicas de desenho e colorir, sendo necessário que suas ferramentas acompanhem essa evolução.

Se quiser encontrar os melhores produtos de colorir, visite o Mundo BIC e conheça nossos produtos!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol